Hotel Fazenda Solar das Andorinhas - O mais Completo Hotel Fazenda do Brasil
Hotel Fazenda Solar das Andorinhas Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
   

(19) 3257-1414
(19) 3757-2700
(19) 9 9206-7625


ou
acesse atendimento online


 
 
 
 
Hotel Fazenda Solar das Andorinhas Empresa Cidadã
 
 
Responsabilidade Social
 
 
 
 
 
Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Saiba como indicar o Hotel Fazenda Solar das Andorinhas a seus amigos.

Clique aqui >>
 
 
 
 
 
 
Boa tarde! 26 de maio de 2017.
Artigos sobre o Hotel Fazenda
 
Hotel Fazenda e o Turismo Cultural

“Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas
à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio
histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo
os bens materiais e imateriais da cultura.”
MTur| Ministério da Cultura | IPHAN
Câmara Temática de Segmentação do Conselho Nacional de Turismo


Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre Turismo Cultural e com que atrativos um Hotel Fazenda pode contribuir.

Vamos iniciar falando sobre Turismo Cultural e depois sobre os atrativos culturais que um hotel fazenda pode ofertar para ser enquadrado como possuidor de atividades culturais.

TURISMO CULTURAL

A compreensão do significado dos termos empregados no conceito do MTur – Ministério do Turismo, Ministério da Cultura e o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, permitem visualizar as características básicas e o dimensionamento atribuído ao Turismo Cultural no país.

Quanto a atividades turísticas:

Por atividades turísticas entende-se aquelas realizadas em função da viagem de turismo cultural, tais como:

  • > Transporte;
  • > Agenciamento;
  • > Hospedagem;
  • > Alimentação;
  • > Recepção;
  • > Eventos;
  • > Recreação e Entretenimento;
  • > Outras atividades complementares.

Quanto a vivência:

A definição de Turismo Cultural está relacionada à motivação do turista, especificamente a de vivenciar o patrimônio histórico e cultural e determinados eventos culturais, de modo a experienciá-los e preservar a sua integridade. Vivenciar implica, essencialmente, em duas formas de relação do turista com a cultura ou algum aspecto cultural: a primeira refere-se ao conhecimento, aqui entendido como a busca em aprender e entender o objeto da visitação; a segunda corresponde a experiências participativas, contemplativas e de entretenimento, que ocorrem em função do objeto de visitação.

Quanto ao Patrimônio histórico e cultural e eventos culturais:

Considera-se patrimônio histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades. São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de tornarem-se atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas; museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais; manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações. Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de patrimônio, incluindo-se nesta categoria os eventos gastronômicos, religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema, exposições de arte, de artesanato e outros. 

Quanto a Valorização e promoção dos bens materiais e imateriais da cultura:

A utilização turística dos bens culturais pressupõe sua valorização, promoção e a manutenção de sua dinâmica e permanência no tempo como símbolos de memória e de identidade. Valorizar e promover significa difundir o conhecimento sobre esses bens e facilitar seu acesso e usufruto a moradores e turistas. Significa também reconhecer a importância da cultura na relação turista e comunidade local, aportando os meios para que tal relação ocorra de forma harmônica e em benefício de ambos.

Se a motivação do turista concentrar-se nos aspectos culturais, ele visitará tanto os atrativos localizados na zona urbana quanto na área rural. Caso a vivência da ruralidade for predominante na motivação, configura-se outro tipo de turismo – o segmento denominado Turismo Rural, que guarda fortes elementos culturais. Por essa razão, uma propriedade rural com elementos culturais significativos pode desenvolver produtos de ambos os segmentos: Rural e Cultural

Os valores locais – história, identidade e memória:

No processo de organização do Turismo Cultural a comunidade tem papel fundamental, principalmente na revelação de aspectos ainda não registrados ou que não constam na história ofi cial. A vivência histórica das comunidades, ao ser valorizada pelo turismo, enriquece a experiência do turista e reforça o sentimento de pertença local. Os moradores mais antigos da região são detentores de um amplo leque de informações sobre a história, a memória, os personagens e fatos do cotidiano local, nem sempre visíveis e conhecidos do senso comum. O turista cultural valoriza a cultura em toda a sua complexidade e particularidade, movimentando-se em busca de ícones que representam a identidade local e a memória coletiva. Ambos os conceitos remetem a um conjunto de experiências, fatos históricos e elementos culturais comuns a um grupo ou comunidade, e que podem ser representados pelos bens culturais materiais e imateriais que compõem o patrimônio.

O envolvimento da comunidade é uma das ações básicas para o desenvolvimento do Turismo Cultural, uma vez que é necessário que ela conheça e valorize o seu patrimônio. Para tanto, recomenda-se a realização de um trabalho contínuo de educação patrimonial. Tal ferramenta consiste em um processo permanente e sistemático focado no patrimônio cultural, com vistas ao conhecimento, à apropriação e valorização de sua herança cultural, que são fatores-chave para a preservação e conservação do patrimônio e para o fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania18, fundamentais para a sustentabilidade do Turismo Cultural.

CONHECER - VALORIZAR - RESPEITAR

 Agregando valor aos atrativos:

Para dinamizar o patrimônio material (casarios, palácios) ou valorizar determinadas manifestações (gastronomia, artesanato, bonecos), poderão ser agregadas algumas atividades capazes de se tornarem atrativos por si só, a depender da criatividade. São atividades culturais que podem gerar novas possibilidades de leitura e de vivência das culturas locais e regionais.

A OMT – Organização Mundial do Turismo - e a ETC – European Travel Commission - destacam a necessidade dos destinos turísticos promoverem inovações em seus produtos, como forma de diferenciá-los, levando-se em consideração o aumento da oferta de Turismo Cultural em todo o mundo. Por esta razão, a incorporação de atividades criativas a roteiros e produtos é medida fundamental na gestão do segmento.

A razão de ser do Turismo Cultural é a cultura e seus diversos bens e atividades que são produzidos independentemente da atividade turística. Em função disso, a própria cultura e sua repercussão podem ser o veículo de divulgação do Turismo Cultural.

Hotel fazenda é um excelente destino para atividades de turismo cultural principalmente quando:

  • > Como fazenda fez parte de alguma cultura de plantio, como o ciclo do café que teve importância histórica no Brasil;
  • > Como fazenda foi palco de momentos históricos como a era da escravidão com suas ruínas de senzalas, a casa grande, as casinhas dos colonos, a capela, roda d’água, a casa de máquinas, os moinhos, etc...;
  • > Como fazenda integrava antigas rotas de ferrovia que drenavam a produção de alimentos;
  • > Como fazenda adotou o estilo colonial;
  • > Como fazenda expandiu suas atividades para Hotel com hospedagem e alimentação, mantendo suas características históricas;
  • > Como Hotel Fazenda agregou atrativos para lazer e turismo rural e cultural, para melhor idade, para estudos do meio ambiente, para festas e eventos, para atividades de aventura entre outros.

Assim, num hotel fazenda podemos nos deslocar até onde a história aconteceu e lá ficar hospedado e desfrutar das atividades culturais e aproveitar demais serviços agregados.

“Respirando o ambiente” onde os eventos históricos deixaram marcas em nossa cultura podemos remeter nossa mente até a época, não apenas de passagem, mas fazendo estadia no local e construir cenários que nos conduzem ao entendimento de nosso povo.

Você já esteve num hotel fazenda? Foi a lazer ou algum evento de sua empresa? Foi contemplar a natureza e descansar ou a trabalho?  Aproveitou os diversos esportes de aventura?
Descubra e vivencie turismo cultural num hotel fazenda que seja patrimônio histórico, que tenha um completo circuito de aventuras, com várias opções de lazer, com um centro de eventos e convenções, com alimentação típica da área rural e com a hospitalidade do interior!

Fonte:            Turismo cultural: orientações básicas
Brasil. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo
Ministério do Turismo, Coordenação Geral de Segmentação
Brasília: Ministério do Turismo, 2006
.
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas - 15/04/2009

 

ATENÇÃO

Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas

http://www.hotelfazendasolardasandorinhas.com/artigos_sobre_hotel_fazenda.asp

 
Lazer e Turismo no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Momentos de tranquilidade e muita diversão esperam por você e sua família no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas. Conheça nossa estrutura de lazer. Nossa atenciosa e animada equipe de recreação espera pelos seus filhos!
 
Programa para Melhor Idade no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Venha se divertir, fazer caminhadas, sentar a sombra de uma árvore ou numa poltrona confortável e tomar um delicioso chá da tarde, no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas. Conheça a fantástica estrutura que dispomos para programas inesquecíves para a MELHOR IDADE.
 
Estudo do Meio no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Traga seus alunos para conhecerem o Observatório Edmund Halley, localizado no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas. além de aproveitarem para conhecerem um pouco mais do universo, os estudantes poderão contar com variadas possibilidades de aprendizado e diversão, em um ambiente cercado por Natureza e História. Conheça o nosso programa de Estudo do Meio
 
O Local ideal para suas festas particulares
Conheça um lugar encantador, bem perto de você, que permite a realização de todos os tipos de comemorações. O Hotel Fazenda Solar das Andorinhas conta com a estrutura de serviço e lazer que você está procurando. Quer mais detalhes?
 
Treinamentos, Eventos e Convenções Empresariais no
Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Conheça uma estrutura completa para a realização de eventos empresariais, aprovada por grandes empresas brasileiras e multinacionais.
 
Descontração e Integração para suas Confraternizações
No Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Reúna seus colegas de trabalho em um ambiente acolhedor, seguro e tranqüilo, ideal para momentos de confraternização e encontros informais realizados pela sua empresa.
No Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, a seriedade e a concentração do ambiente de trabalho são deixadas de lado e abrem espaço para a descontração e a integração.
 
 
Cadastre-se no site do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
 
Relação de artigos sobre Hotel Fazenda
Dia das Mães 2015 no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Dia dos Pais 2014 no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Férias Escolares - Julho 2014 no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Dia das mães 2014 no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Páscoa 2014 - Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Carnaval 2014 - Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Férias de Verão 2014 no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Hotel Fazenda e o Natal 2013 em Família!
Day use no Hotel Fazenda
Dia das crianças 2013
Feriado de 7 de setembro de 2013 no Hotel Fazenda.
Hotel Fazenda e o dia dos Pais 2013.
Hotel Fazenda e as Férias de julho de 2013!
Hotel Fazenda e o Dia das Mães 2013!
Páscoa 2013 no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Hotel Fazenda e o Carnaval 2013
Hotel Fazenda e as Férias de Janeiro 2013
Hotel Fazenda e o Natal 2012 - Campinas - SP
Hotel Fazenda e o Feriado de 15 de Novembro 2012 - Campinas - SP
Hotel Fazenda e o Dia dos Pais 2012 - Campinas - SP
Hotel Fazenda e as Férias de Julho 2012
Hotel Fazenda e o Feriado do dia do Trabalho 2012
Hotel Fazenda e a Páscoa 2012
Hotel Fazenda e o Carnaval 2012
Férias em SP num Hotel Fazenda
Férias de Verão num Hotel Fazenda Campinas - SP
Hotel Fazenda e a Feriado de Natal 2011
Hotel Fazenda e o dia dos Pais 2011
Hotel Fazenda e o Ecoturismo
Hotel Fazenda e as Férias de Julho 2011
Hotel Fazenda e o Feriado de Corpus Christi em 2011
Hotel Fazenda e as Confraternizações
Hotel Fazenda e o Dia das Mães em 2011
Hotel Fazenda e o Turismo de Aventura
Hotel Fazenda e a Páscoa 2011
Hotel Fazenda e a Melhor Idade
Hotel Fazenda e o Carnaval de 2011
Hotel Fazenda e as Férias de Janeiro de 2011
Hotel Fazenda e o Feriado de Natal 2010
Hotel Fazenda e o Feriado de Finados - 2 de novembro de 2010
Hotel Fazenda e o Dia da Criança
Hotel Fazenda e o Feriado de 7 de Setembro
Férias de Julho no Hotel Fazenda
Hotel Fazenda e as Férias de Julho de 2010
Hotel Fazenda e o feriado de Corpus Christi
Hotel Fazenda e o Dia das Mães em 2010
Hotel Fazenda e o Pacote de Páscoa
Hotel Fazenda e a Páscoa
Hotel Fazenda e o Carnaval
Hotel Fazenda e as Férias de Janeiro
Hotel Fazenda e o Réveillon
Hotel Fazenda e a Primavera
Hotel Fazenda e o dia das crianças
Hotel Fazenda e o Lazer
Hotel Fazenda e o Patrimônio Histórico
Hotel Fazenda e as Férias de Julho
Hotel Fazenda no interior de São Paulo
Hotel Fazenda e o Turismo Cultural
 
Todos os artigos do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Artigos sobre Hotel Fazenda
Lazer e Turismo no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Estudo do Meio no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Melhor Idade no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Festas Particulares no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Convenções e Eventos no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Confraternizações no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
 
 
 
Atividades de Aventura no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
 

Bebês no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas

 
Aceitamos seu animal de estimação no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
*ANIMAIS DE PEQUENO PORTE
 
PRINCIPAIS ATRAÇÕES
PISCINA COBERTA AQUECIDA
Coberta durante o inverno
QUADRAS ESPORTIVAS ILUMINADAS
PASSEIO NO TREM MARIA FUMAÇA
CIRCUITO HISTÓRICO
EQUIPE DE LAZER 24 HORAS
(nas férias e feriados)

CAVALOS & CHARRETES
CAMPO DE FUTEBOL ILUMINADO
 
Almoço aos sábados no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
 
Veja a localização do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
 
Internet Banda Larga no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas
Internet Banda Larga Wireless no Hotel Fazenda!
 
Recepção 24 horas
Recepção 24 horas.
 
Serviço de quarto diário incluído na tarifa do apartamento
Serviço de quarto diário incluído na tarifa do apartamento.
 
Banheiro particular para cada unidade
Banheiro particular para cada unidade.
 
Estadia mínima de dois dias nos finais de semana e sem exigência nos dias de semana
Estadia mínima de dois dias nos finais de semana e sem exigência nos dias de semana.